terça-feira, 28 de agosto de 2012

Matematicando



'' Não gosto de Matemática. Tenho pavor de matemática. Não consigo entender matemática''.Quantas vezes você ouviu frases como estas? Talvez esse medo da matemática tenha sido gerado por aprendizagens de regras sem nenhum significado, sem ligação alguma com situação de vida, em um ambiente de sala de aula em que, raramente, as condições sociais, psicológicas e culturais dos alunos foram consideradas.

Sabemos que,no passado, o homem construíu os primeiros conhecimentos matemáticos a partir da necessidade de encontrar soluções para problemas do dia-a-dia, criando verdades sujeitas a transformações. Assim, é fundamental o professor trabalhar a Matemática de forma dinâmica, procurando levar seus alunos a também fazê-lo, e a perceber sua presença no cotidiano.

O conhecimento Matemático tem um papel relevante no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, tomar decisões, criticar e avaliar soluções, raciocinar segundo uma determinada lógica, criar e aperfeiçoar conhecimentos. Para desenvolver essas capacidades, é primordial o professor valorizar o conhecimento prévio de seus alunos e proporcionar situações que favoreçam a ampliação desse conhecimento, além de estimular sempre a autonomia do aluno.

A matemática pode dar sua contribuição à formção do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizam a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.


Professora Maria Judite de Souza Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário