domingo, 14 de outubro de 2012

Aplicando...

As atividades contidas neste post foram aplicadas a uma criança de 10 anos, cursando o 4.o ano do Ensino Fundamental.

 Podemos perceber, que há certa dificuldade na resolução das atividades acima. Diante dessa dificuldade, reformulamos as atividades - a seguir. 


Percebemos que a maneira como foi estruturada a questão influenciou na compreensão e resolução da atividade. 
A criança tinha os conceitos de fração introjetados, porém, o modo como foi exposta a atividade fez com que, no primeiro momento houvesse dificuldade de resolução. 
O que influenciou, em nosso ponto de vista, foi a interpretação de texto, e o modo como esta aluna aprende na escola. As informações têm de vir prontas para que ela somente resolva. Não há estimulação da parte lógica, somente da parte matemática. 
Nosso objetivo inicial era verificar a efetiva aprendizagem lógico-matemática, porém, vimos que somente a última vem sendo trabalhada. A lógica está intimamente ligada à interpretação de texto - que também está prejudicada pelo que pudemos perceber. 
Faz-se necessário estimular nossas crianças o quanto antes, para que possam se desenvolver com plenitude nos aspectos supra citados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário